Sforum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Sforum

sexualide


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

mais bela com...tomate!!!

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1mais bela com...tomate!!! Empty mais bela com...tomate!!! Sex Abr 02, 2010 1:23 pm

ninakkida



Este protege a pele do sol e mantém-na jovem. Saiba como
Este fruto deve a sua cor encarnada a um pigmento chamado licopeno que está presente no tomate maduro (também se encontra noutros alimentos, como a papaia e a toranja).

Segundo investigações recentes, este pigmento poderia actuar como um filtro solar que protege a pele a partir do interior, ajudando-a a manter-se jovem. Para tal, bastaria comer tomate, sem aplicá-lo sobre a pele (cuidado, é uma ajuda, mas não substitui o fotoprotector).

Como actua?

Os protectores solares contêm ingredientes químicos que reflectem ou absorvem parte da radiação ultravioleta (UV) que chega ao corpo. O factor de protecção (SPF) é um valor que indica a quantidade de radiação que bloqueia. O licopeno circunscreve-se na segunda categoria (trava a radiação ultravioleta) e, para além disso, é um poderoso antioxidante que neutraliza os radicais livres, produzidos pelo sol.

As suas vantagens

Ao absorver os UV, o licopeno previne parte dos danos no ADN (o material genético das células) e no colagénio (fibras que mantêm a pele firme). Para isto também contribui a sua forte acção antioxidante: aumenta a capacidade das células para combater os radicais livres. Assim se reduz a incidência de cancro da pele e o envelhecimento cutâneo.

A prova científica

Com o objectivo de provar se o licopeno, obtido através da ingestão de tomate, é um filtro solar eficaz, fez-se a seguinte experiência em 23 voluntárias entre os 20 e os 50 anos:

Todas foram submetidas à mesma dose de radiação ultravioleta em pequenas zonas da pele das nádegas e mediu-se em cada uma delas a queimadura (eritema) e o dano causado pela radiação no ADN das células da pele.

Depois, foram divididas em dois grupos: o primeiro recebeu porções de 55 g diários de concentrado de tomate misturado com 10 g de azeite; o segundo recebeu apenas porções de 10 g de azeite. As participantes incorpororam estas porções nas suas dietas habituais.

No final da experiência, todas foram novamente submetidas à mesma dose de radiação solar e voltaram a medir-se os efeitos. Os investigadores apreciaram «uma nítida melhoria na protecção da pele, que pareceu resultar do licopeno incluído na dieta».

Interessa-lhe saber...

Como o licopeno é solúvel em gordura, deve acompanhar o tomate com azeite. Aconselha-se prepará-lo em molho, porque o calor liberta todo o licopeno (os molhos de tomate, mesmo o ketchup, são excelentes fontes de licopeno).

Consegue 16 mg de licopeno em: três colheres (pequenas) de concentrado de tomate, 600 g de tomate cru, 100 ml de molho ou 200 ml de sumo.

Uma ideia simples de injectar licopeno na sua alimentação: aqueça alguns tomates, com a pele, em azeite até ficarem moles e começarem a abrir. Deite por cima manjericão fresco e sirva sobre fatias de pão torrado esfregado com alho, sal e pimenta. Et voilá: bruschettas

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos